27/09/2015

Dicas de viagem - O que fazer se perder o passaporte !

Olá viajantes !

Hoje iremos passar algumas dicas para uma coisa que nunca queremos que aconteça conosco, mas infelizmente pode ocorrer com qualquer um, perder ou roubarem nosso passaporte.


A primeira coisa a fazer se você perdeu ou foi roubado no exterior é procurar a polícia local e comunicar o ocorrido (isso evita que se alguém usar seu passaporte para atos ilícitos você seja culpado).

Após isso, procure o consulado/embaixada do Brasil no país/cidade que você esteja, anote em um lugar de fácil acesso o endereço dele, nunca se sabe quando vai precisar. Acesse o link AQUI de todos os endereços no mundo.

No consulado irão emitir um novo passaporte (em muitos casos isso ocorre no mesmo dia), mas a taxa de emissão será cobrada.

Uma dica importante, é sempre levar uma cópia impressa do seu passaporte (autenticada), tirar uma foto e anotar o número em algum lugar, pois isso facilitará a sua identificação no consulado.

Agora, você perdeu ou foi roubado e não quer mais continuar sua viagem, o consulado/embaixada do Brasil pode emitir uma Autorização para o Retorno ao Brasil (ARB) que possibilitará seu retorno ao país.

Mas lembre-se, para tirar um novo passaporte ou a ARB no exterior, você precisará de um documento com foto (CNH ou RG). Então, não deixe os dois documentos juntos, caso você seja roubada, somente um será perdido.

Agora a última dica, se você estiver em um país que não tenha consulado ou embaixada brasileira, entre em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros no exterior (formas de contato AQUI) que eles vão te orientar. Fora do horário do expediente tem um telefone para emergência no link.

E não deixe de contratar um seguro viagem que pode te ajudar em casos como esses. Para os leitores do blog temos uma promoção AQUI.

Então deixe tudo preparado, pois imprevistos ocorrem e ninguém quer ser prejudicado nas férias.

Fontes:
http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte
http://www.midiammtgapnet.com.br/blog/duvida-do-viajante-perdi-o-passaporte-e-agora
http://www.portalconsular.mre.gov.br./

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!