19/08/2015

Diário de viagem - Salamanca (Espanha)

Olá viajantes !

Hoje nossa amiga Luana veio contribuir com nosso blog e contar como foi a experiência de viagem dela para Salamanca na Espanha. 
Foto: Plaza Mayor - arquivo pessoal Luana


"Salamanca, muito amor envolvido.



Sempre tive o sonho de conhecer a Espanha e sempre soube que um dia realizaria este sonho, porém não adianta só sonhar é preciso agir, foi assim que fuçando em vários sites descobri o Santander Universidades e seus programas de bolsa, resolvi me escrever em um de seus programas o Iberoamericanas sem nenhuma pretensão. Até que um dia de junho\14 recebo uma ligação dizendo que havia sido contemplada a participar do programa, que havia ganhado a bolsa e teria 6 meses para organizar a tão sonhada viagem. 

Ops, eu pensei eu vou pra Espanha e assim a ficha caiu e comecei a organizar tudo, documentação, decidir o local da grande viagem, guardar o máximo de grana possível (é pessoal a vida na Europa não é fácil se seus recursos são poucos economize o que puder, pois lá a tentação do consumismo te domina, e olha que nem sou tão consumista assim).

Salamanca foi a cidade que escolhi para passar os 3 meses da minha estadia na Espanha, é uma cidade recheada de cultura e historia. Cheguei em Salamanca no dia 04 de janeiro de 2015, um domingo ensolarado e muito pacato, porém essa sensação de calma e “calor” logo acabou quando fui conhecer a cidade, 8° com sensação térmica de -2°, mas o frio acaba quando começa a admirar toda aquela arquitetura que é de fazer seus olhos brilharem e sua boca babar. Como passei 3 meses em Salamanca pude conhecer quase tudo com calma, porém para você que queira incluir Salamanca em seu roteiro de viagem acredito que uns 2 dias você possa conhecer e apreciar a noite Salamantina.

Quem vai para Salamanca no mês de janeiro se depara com o dia dos Reis Magos que é realizada no dia 06 de janeiro, de acordo com a tradição cristã, é muito esperada pelas crianças, pois na Espanha e em outros países da America Latina é escolhido para à entrega dos presentes de Natal. Na noite do dia 05 de janeiro acontece a Cabalgata de lós Reyes Magos (um desfile de carros alegóricos com a aparição das três figuras dos Reis e distribuição de doces), um desfile simbólico e emocionante. Na manhã seguinte, depois de conferir os presentes que os Reis Magos deixaram, tome o café-da-manhã típico dessa época: o Roscón de Reys, vem recheado com três presentinhos e quem o encontro terá muita prosperidade durante o ano. Eu encontrei dois.

Foto: Festa dos Reis Magos - Arquivo pessoal da Luana
Foto: Roscón de Reys - Arquivo pessoal da Luana
Além disso janeiro é o mês das Rebajas (promoções) onde você pode encontrar roupas, calçados, cosméticos, eletrônicos tudo pela metade do preço. Sensacional.


Locais que não podem faltar em seu roteiro de viagens:

Plaza Mayor, um dos lugares mais lindos da Espanha, principalmente ao anoitecer quando fica toda iluminada, de estilo barroco, foi construída entre 1729 e 1756. A Plaza Mayor é o principal encontro da vida social da cidade, onde jovens se reúnem para “salir de fiesta”. Não faltam bares e restaurantes onde podem apreciar um vinho, uma bela caneca de Chopp e seus famosos “Tapas” (petiscos).

Foto: Plaza Mayor - arquivo pessoal da Luana

Catedrais de Salamanca: Catedral Velha que foi construída nos séculos XII e XIV e a Catedral Nova que foi construída entre os séculos XVI e XVII com estilo gótico, renascentista e barroco. Na Catedral velha apenas dei uma passada, particularmente acho a Nova muito mais linda, mas vale a pena visitar as duas e subir às torres medievais. Na Catedral Nova você tem o desafio de encontrar o astronauta, que está esculpido na Puerta de Ramos.

Entre 1500 e 1700 quando a Catedral foi construída esse astronauta foi talhado em 1992, quando a Catedral foi restaurada por Miguel Romero, que deixou como assinatura pessoal uma marca do século XX, toda vez que é feita uma restauração o responsável pode deixar uma marca representando o século atual. Nessa mesma porta você pode outra marca do restaurador.

Foto: Catedral Nova - arquivo pessoal da Luana
Universidad de Salamanca: Outra visita clássica é a Universidad de Salamanca, que além de visitar tive o privilegio de estudar. Sua fachada principal rica em detalhes e exalando muita cultura, no Edifício de las Escuelas Mayores, construído entre 1512 e 1533. Provavelmente vai encontrar uma pequena aglomeração olhando para a fachada e procurando de uma rã. A rã é minúscula e superdifícil de encontrar, mas sempre tem alguém apontando para ela. Diz a lenda que essa rã representa o médico que tratou o Príncipe Juan, que morreu aos 20 anos em 1417. Ao contrário do astronauta essa rã estaria talhada desde a construção original e ao estudante que encontrar a rã terá muito sorte em seus estudos, e eu depois de muito procurar consegui encontrar a rã.

Foto: encontre a rã - arquivo pessoal da Luana
Foto: Pátio Esculas dentro - Arquivo pessoal da Luana
Casa de las Conchas e Iglesia de la Clerecía:  A Casa de las Conchas é um antigo palácio de estilo gótico famoso pela fachada com centenas de conchas incrustadas. Essa casa tem um pátio interior belíssimo que merece a visita. Exatamente em frente está a Iglesia de la Clerecía, onde se pode subir às torres para apreciar as vistas da cidade.

Foto: Casa de las Conchas - arquivo pessoal da Luana
Puente Romano:  Em uma das saídas do centro histórico está a Puente Mayor del Tormes, conhecida como Ponte Romana, que cruza o rio Tormes. Essa ponte, que é declarada Monumento Histórico Artístico e Bem de Interesse Cultural, é bimilenária (não se conhece a data precisa de construção, mas se pensa que entre 27 a.C. e 14 d.C.) e já foi restaurada inúmeras vezes.

Foto: Puente Romano - arquivo pessoal da Luana
Cueva de Salamanca:  Quem gosta de lendas não pode deixar de visitar a Cueva de Salamanca. Dizem que ali o diabo dava aulas de bruxaria.

Foto: Cueva de Salamanca - arquivo pessoal Luana



Locais que podem interessar, o Museo Art Nouveau y Art Déco Casa Lis, o Palacio de la Salina, o Convento de San Esteban, o Convento de las Dueñas e o Huerto de Calisto y Melibea.

Além de toda essa cultura e história a noite Salmantina é muito agitada, existem muitas casas, bares onde se pode dançar, tomar uma cerveja e descontrair com os amigos, indico a La Chupiteria, The Irish, La Posada de las Animas e La Dama .

Arquivo pessoal Luana

Arquivo pessoal Luana

Arquivo pessoal Luana
Quem passa por Salamanca com certeza quer voltar muitas vezes, uma cidade encantadora, acolhedora e com uma rica historia cultural, com certeza quero voltar."

E aí, ficou com vontade de conhecer Salamanca? Agradecemos de coração pela colaboração da Luana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!