02/09/2015

Diário de viagem: Conexão no aeroporto da cidade do México

Olá viajantes!


Foto: Aerotrem do aeroporto - http://www.aicm.com.mx/

Hoje vou contar para vocês minha experiência de conexão de voo no aeroporto da cidade do México.

Ao comprar uma passagem aérea, na maioria das vezes, optamos pela que mais cabe no nosso bolso. Acontece que algumas das vezes essa opção envolve voos com conexões. Depois de duas viagens internacionais com voos com conexões decidi que prefiro pagar a diferença e pegar um voo direto!

Na minha ida para Toronto fiz conexão nos EUA (você pode conferir a aventura aqui). Na volta, peguei um voo pela Aeromexico de Toronto para a Cidade do México e um voo da TAM de lá para São Paulo.

Sair de Toronto foi uma tarefa fácil, peguei uma mínima fila no checkin da Aeroméxico e foi rápido e tranquilo passar pelo raio x para entrar na sala de embarque. O Embarque também foi tranquilo, mas meu desapontamento começou quando entrei no avião e percebi que era um avião pequeno, daqueles 3x3, sem entretenimento individual para um voo internacional de quase cinco horas. Decepcionada não é melhor palavra, fique brava mesmo. Assim que o avião entrou em cruzeiro foi  iniciado o serviço de bordo com um brunch, no qual serviram omelete, batatas, um paozinho, manteiga, quatro pedacinhos de frutas e café. O voo foi tranquilo, somente a aterrissagem teve turbulência.

Ao chegar no aeroporto da Cidade do México minha ira aumentou. Andei um longo caminho até chegar na imigração (que até foi rápida e tranquila). Depois cheguei às esteiras para retirar minha mala - até ai ok. Sai com as malas para uma sala que não tinha a mínima sinalização. Não sabia para onde ir para colocar as malas no próximo voo. Pedi informação a uns policiais, que com certo desleixo, me indicaram passar a mala no raio x. Coloquei, com bastante dificuldade, porque uma delas era grande. 

Ao terminar a checagem eu novamente não sabia para onde ir, não havia sinalização. Perguntei a outro policial que disse que eu tinha que voltar porque ali não era o local correto. Voltei e fui para onde ele apontou, local que não tinha nada, nenhuma saída. Avistei um funcionário e fui pedir informação. Este foi muito amistoso (além do normal, o que eu achei estranho), pegou minhas malas, me levou para o lugar correto, colocou minhas malas na esteira para despache, checou meu bilhete de embarque, me deu todas as instruções de como chegar ao outro embarque falando em espanhol, pausadamente, se certificando de que eu estava entendendo... até que no final me pediu uma gorjeta. 

Para mim já é dificil me acostumar a cultura da gorjeta por aqui no Brasil não ser assim, ainda mais dentro de um estabelecimento como um aeroporto, no qual as pessoas deveriam te orientar sem pedir dinheiro. Por fim eu não tinha dinheiro para a gorjeta, exceto por algumas moedas canadenses, que ele não aceitou porque não poderia trocar na casa de câmbio. Mesmo assim continuou sendo cordial e terminou as orientações. Dai por diante encontrei placas e consegui me orientar seguindo as infomações que havia recebido. Almocei no MCdonalds, depois comi outro lanche (minha conexão foi de cinco horas) e fiz compras no freeshop, tudo em dólar americano que eu tinha em um cartão. 

O freeshop do aeroporto da Cidade do México é enorme, tem lojas de bebidas que valem a pena e muita tequila (que se o dólar não estivesse tão alto valeria comprar). Só é difícil utilizar o wifi, que nem sei de onde era, mas o aeroporto mesmo não tem gratuito - outro absurdo para mim, mas em NY também é assim.

Embarquei no voo da TAM para São Paulo e novamente tive um excelente trajeto. Todos os voos foram muito pontuais e tranquilos.

O motivo pelo qual compartilhei minhas experiências de voos com vocês é para dizer que se puderem evitem voos internacionais com conexões. É sempre uma boa oportunidade de ficar perdido num aeroporto no qual você não domina o idioma, nem sempre tem funcionários cordiais e você precisa passar diversas vezes pela imigração, o que é algo bem cansativo. Se puderem ou a diferença couber dentro do bolso comprem voos diretos. Essa é a minha resolução para as próximas viagens internacionais :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!