26/08/2015

Diário de viagem: Intercâmbio em Toronto

Olá viajantes!

Hoje vou compartilhar com vocês minha experiência de intercâmbio na cidade de Toronto no Canadá.


Vista da Ilha deToronto para a cidade. Arquivo pessoal de Patricia
Decidi tirar duas semaninhas das minhas férias para praticar o inglês. Escolhi Toronto por ser um local mais seguro, mais estruturado e por ter tido boas referências da cidade. Optei também por uma agência de intercâmbio da qual tive referências. Fechei meu intercâmbio (duas semanas e dois dias a mais em agosto de 2015) em dezembro de 2014 – quem me conhece sabe que eu não funciono sem um bom planejamento. De lá até agosto fui aos poucos montando minha viagem, tirando visto, comprando dólares, fechando passagem aérea, comprando coisas que eu iria levar (as coisas no Canadá são muito caras, não compensa pensar em comprar roupas e calçados por lá), fazendo check list de tudo, vendo lugares para visitar, pontos turísticos da cidade..... enfim, foi um período muito gostoso de planejamento misturado com ansiedade.

Conforme foi chegando mais perto comecei a me preocupar com a casa de família que iria ficar. Pesquisando na internet vi muitas pessoas que tiveram más experiências e eu estava morrendo de medo.

Hoje, que já estou de volta, posso dizer que meu intercâmbio foi nota 10! A família era de Filipinos, na casa havia 6 membros da família mais 4 estudantes comigo. Eles eram incríveis! Me deixavam super a vontade, não impunham muitas regras, a comida era boa (exceto por comer lanche todos os dias no almoço ao invés de comida, mas essa é a cultura canadense), jantávamos juntos todas as noites e eles sempre puxavam assunto, perguntavam como estava a escola, para onde eu tinha ido passear.

A escola também era ótima. Escolhi uma das mais conhecidas, a ILAC, que é enorme e tem uma maravilhosa infraestrutura. Meu professor era ótimo, utilizava jogos, filmes e durante as aulas a metodologia envolvia gramática, vocabulário, listening e speaking ao mesmo tempo.

Conheci pessoas de diferentes culturas e fiz amizade com vários japoneses, que me surpreenderam em questões de sociabilidade e afetividade. Procurei não andar com brasileiros e com latinos para praticar bastante o inglês. Mas o legal é que em intercâmbio as pessoas são muito sociáveis e simpáticas. Todos falávamos nosso inglês errado, mas nos entendíamos rs.

Conheci muitos lugares de Toronto e também as cidades de Montreal, Quebec City e Ottawa. São cidades bem diferentes, com uma arquitetura bem européia, especialmente Quebec, onde as pessoas só falam francês. Mas de todas elas Toronto é a minha top number 1 (falarei mais sobre Toronto em outro post).

Na cidade de Toronto conheci os seguintes lugares: Royal Ontario Museum, University of Toronto, Chinatown, St. Laurence Market, CN Tower, Ripley´s Aquarium, Hockey Hall of Fame, Toronto Island, Niagara Falls (que fica em outra cidade), CNE (uma feira que ocorre no final do verão), Harbourtfront, Eaton Centre, Biblioteca pública de Toronto, High Park, Queens Park, Downtown, algumas lojas, alguns restaurantes. Tudo isso com a ajuda de um mapa, um livrinho guia, o trip advisor e a internet de alguns locais públicos, como por exemplo algumas estações de metrô.

Em alguns momentos precisei pedir informação na rua, mas a cidade é muito fácil de se localizar e com um mapa e coragem tudo se resolve.

Nos últimos dias estava extremamente cansada de tanto andar, de dormir tarde e acordar cedo para aproveitar o dia, de ter que prestar muita atenção em tudo, de ter que pensar em outro idioma... tanto que no penúltimo dia acordei dando bom dia para a família em português rs.

Experiência de intercambio é algo maravilhoso. Viajar sozinha, desbravar lugares, entrar em locais sem saber o que eles são, comer comidas novas e das quais você não tem ideia do que tem dentro, se comunicar com pessoas de outras culturas e da forma mais criativa possível, se perder nas ruas e nos metrôs, andar nas ruas tirando fotos de tudo, ir à atrações turísticas sozinha, aprender a usar um dinheiro diferente, um idioma diferente... o óbvio deixa de ser óbvio. Fazer boas descobertas, e descobertas não tão boas assim (por exemplo que eles comem pepino como se fosse uma banana em qualquer horário do dia). Tudo isso enriquece a vida.

Intercâmbio é assim, uma caixinha de surpresas! As vezes boas, algumas vezes tem umas ruins também, mas tudo faz parte da experiência.

Ao longo dos próximos dias vocês verão muitos posts sobre a cidade maravilhosa que é Toronto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!