01/09/2015

Curiosidades: Um vilarejo histórico na grande São Paulo

Olá viajantes!

Hoje vamos falar um pouco sobre um curioso vilarejo localizado na cidade de Santo André, na grande São Paulo.

Paranapiacaba surgiu na década de 1860 quando um grupo de britânicos vieram ao Brasil para iniciar a construção da primeira linha ferroviária do país, que ligaria o porto de Santos até a cidade de Jundiaí. Para que pudessem trabalhar, eles construiram um vilarejo para que residissem com suas famílias. 

Ao visitar o vilarejo é possível conhecer toda essa construção inglesa, já que tudo é tombado como patrimonio histórico. É possível ver a linha férrea, trens que eram utilizados na época, uma pequena igreja, a casa do engenheiro, chamada de castelinho (aberta a visitação, a casa fica em uma parte alta da vila, para que ele pudesse ver tudo o que estava sendo construido, além de ter diversos sistemas que traziam comodidade para ele na época), as casas dos demais trabalhadores (os tamanhos das casas são diferentes e os guias locais explicam que quanto maior o cargo do trabalhador maior era a casa dele). Também é possível conhecer uma pequena igreja construida no local e um cemitério, que abriga túmulos daquela época, de trabalhadores que morreram durante a construção da linha.
Castelinho. Fonte: http://vejasp.abril.com.br/

Hoje o vilarejo é palco de diversos festivais, além de diversas atrações de ecoturismo, já que fica rodeado pela mata atlântica.

Museu do trem. Fonte:http://vejasp.abril.com.br/


O vilarejo também tem suas lendas. Dizem que ele é assombrado (nos fins de tarde, o vilarejo é coberto por uma neblina, que junto com as construções antigas, o clima úmido e a linha férrea enferrujada, montam um bom cenário para um filme de terror).


A vila conta com hospedagens, restaurantes e cafés. É bem pequena e é possível passear por ela a pé.

O acesso é muito fácil, pode ser de carro, de onibus ou pelos trens da CPTM.

Mais infomações e fontes de pesquisa:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!