02/08/2015

Planejamento financeiro de viagens


Olá viajantes!

Nossa dica de hoje é sobre um tema importante: O planejamento financeiro da viagem.

Viajar – por mais barato que o pacote fique – envolve um grande planejamento em relação a dinheiro. Envolve fazer uma projeção de todos os gastos que podemos ter, desde o pré-viagem (visto, passaporte, passagens, hotel) e o durante a viagem (alimentação, turismo, transporte). É muito comum comprarmos a viagem e deixarmos para pensar depois no quanto de dinheiro precisaremos para gastar durante ela e, assim, acabamos utilizando o cartão de crédito e voltando endividados!

Para que essa etapa seja eficaz é bom que o planejamento seja feito em um meio físico e não fique só na nossa cabeça, evitando assim que esqueçamos de algo. Criar um check list e uma planilha de custos pode ser essencial, especialmente se o roteiro tiver muitas atividades.

Decidimos então listar alguns itens importantes para compor a planilha:
  • Passaporte;
  • Visto;
  • Passagens aéreas;
  • Hospedagem;
  • Transporte;
  • Dinheiro na moeda local (projetar quanto irá separar para alimentação, passeios, compras, um extra para necessidades...)
  • Seguro saúde/ viagem.


Um item especial dentre os citados é o valor em moeda local. 

Vale a pena pesquisar na internet quanto geralmente se gasta com alimentação no destino procurado, bem como pensar em locomoção pelo local, compras e possíveis despesas extras. 

Com esses valores você pode ter uma noção de quanto irá gastar na viagem se planejar melhor. 



Durante a viagem (especialmente se ela for longa) é importante fazer uma boa gestão dos nossos recursos financeiros. A planilha de custos também nos ajuda nisso. 

Nesse caso, podemos lançar nossos gastos e especificar onde e como gastamos, debitando do valor que ainda temos disponível.



Para nos lembrarmos 1: Uma boa gestão do dinheiro pode ajudar a não necessitar gastar no cartão de crédito, o que pode custar muito caro em compras em outras moedas! Além de que não é possível parcelar compras no exterior.

Para nos lembrarmos 2: Um bom planejamento de viagem pode nos trazer grandes economias! Deixar para a última hora pode fazer com que tenhamos menos tempo para pesquisar e acabar pagando mais caro pela viagem.

As versões mais atuais do Microsoft Excel possuem um modelo bem bacana de planilha de viagem. Para quem não tem uma versão mais atual ou quiser um modelinho podemos disponibilizar o que costumamos utilizar. Basta enviar um e-mail para ummundoparacurtir@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!