12/08/2015

Diário de Viagem: Voando de TAM para o Canadá

Olá viajantes!

Hoje vou contar para vocês minha experiência de como foi voar de TAM para Toronto no Canadá.

Cheguei ao aeroporto de Guarulhos duas horas e quarenta
Checkin terminal 3. Arquivo pessoal de Patrícia
minutos antes do embarque para fazer meu checkin no terminal 3 (Não foi permitido que o checkin fosse feito pela internet porque o voo tinha uma conexão em NY). 

Não peguei fila, o atendimento foi tranquilo, mas precisei mostrar meu passaporte com os vistos (americano e canadense) e minha carta de aceitação da escola de idiomas, junto com o endereço da minha host family (minha viagem foi um intercâmbio).

Fui avisada de que teria que sair do avião em NY durante a conexão - até ai já imaginava. Fui orientada a embarcar no terminal 2. Chegando lá o portão foi alterado (ok, isso acontece com muita frequencia).

Ao entrar no avião, um boeing 767-316, com lugares
Kit. Arquivo pessoal Patricia.
dispostos em 2x3x2, peguei um assento no corredor. Ao chegar, tinha disponível um kit com um cobertor, travesseiro, uma caneta, uma mini escova de dentes com uma mini pasta e um mini pente, embrulhados num pacotinho (achei um ótimo mimo).

Arquivo pessoal Patricia.
A aeronave era equipada com televisão individual com muitas opções de filmes, incluindo lançamentos como "Os Vingadores 2", além de seriados, musicas e jogos. Também tinha conexão usb (dava para carregar o celular) e uma tomada entre os dois assentos da frente. Só faltou um descanso para os pés para eu dar nota 10! (lembrando que eu estava na classe econômica).

Tomada. Arquivo pessoal Patricia
Decolamos e, mais ou menos, após uma hora e meia a tripulação começou a servir o jantar. As opções eram carne e purê ou raviole de frango com molho de espinafre, acompanhados de uma saladinha, bolacha água e sal, queijo polenguinho e de sobremesa uma tortinha de chocolate, com opções de bebida: suco, refrigerante água, vinho branco e cerveja. Escolhi a carne com purê, que surpreendentemente, estava muito gostosa. 
Jantar. Arquivo pessoal Patrícia

Os comissários foram muito cordiais e solicitos, especialmente com uma pessoa que sentou a minha frente que era intolerante à lactose e esqueceu de solicitar comida especial (dica: lembrem-se disso se tiverem algum problema com comida porque eles não tem comida especial sobrando). Após isso passaram servindo café e deram um chocolate para cada passageiro.

O restante do voo eu dormi. O voo foi muito tranquilo. Acordei faltando uma hora e meia para o pouso com as luzes da aeronave se acendendo, o que indicava que iriam servir o café da manhã.

O café da manhã era servido de pão com peito de peru e queijo, bolachas de agua e sal, manteiga, e frutas. Para beber ofereceram suco, café, leite ou chá preto. Novamente estáva uma delícia, exceto pelo café (provável café americano). Durante o serviço tivemos uma passagem por uma área de turbulência, no qual o serviço foi interrompido e os comissários precisaram sentar e colocar o cinto. Isso durou uns dez minutos e tudo voltou ao normal.
Café da manhã. Arquivo pessoal Patrícia.

Chegando em NY passei pela imigração (durante o voo os comissários passaram entregando o formulário de imigração e me infomaram que como eu só faria conexão não era necessário preencher. Mas chegando lá tive que preencher. Então outra dica: Sempre preencham). Passei na imigração americana de forma muito tranquila.

Tive que pegar minha mala na esteira, passar por outra unidade de imigração e deixar a mala em outra esteira (isso foi confuso porque no aeroporto não tinha muita sinalização). De repente percebi que não estava na área restrita de conexão do aeroporto, estava do lado de fora e minha passagem não indicava como destino final Toronto. Tive que me dirigir ao check-in da TAM novamente (depois vi que todos tiveram que fazer isso).

Dai foi outra confusão, porque tive que pegar uma fila e as pessoas estavam confusas. No aeroporto de NY tem um wifi gratuito somente por 30 minutos e não é fácil conectar. Fiz o checkin e fui novamente passar por todos os procedimentos de embarque (tirar sapato, notebook, blusa de frio, raio x.....) e finalmente fui para a sala de embarque.

O voo sofreu um atraso de, aproximadamente, uma hora e ficamos esperando dentro do avião. Foi explicado que a polícia estava verificando uma bagagem.

O voo para Toronto foi super rápido (em torno de 50 minutos) e tranquilo. Foi servido um muffin de blueberry.
Muffin. Arquivo pessoal Patricia
Fui surpreendida por um casal canadense muito simpático que puxou assunto comigo (ah, até ai já tinha feito amizade com vários brasileiros perdidos como eu). Peguei a mesma aeronave.

Chegando em Toronto fui passar pela Imigração. Lá foi mais rígido, o policial fazia perguntas em inglês e muito rápido. Perguntou o que eu estava fazendo lá, quantos dias, pediu a carta de aceitação da escola, perguntou o que eu estava levando de presente para a familia, se eu tinha sintomas de Ebola...Por fim me deixou entrar.

Peguei minha mala e quando sai percebi que estava sem o cadeado. Provavelmente a polícia americana abriu para verificar alguma coisa e estourou meu cadeado. Mas estava tudo lá! Ufa!

Em resumo, foram 10 horas até NY, mais duas horas para passar pela imigração e fazer um novo checkin, mais 50 minutos até Toronto e mais 1 hora até sair do aeroporto.

Minha nota para a utilização do serviço da TAM é 8. A única coisa que estragou foi a chegada em NY e a confusão da companhia com nossas passagens. Mas recomendo utilizarem o serviço deles!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!